Twitter

25 de mai. de 2012

Inspiração do Chico Buarque

Vocês podem até não acreditar. Mas a senhorinha do vídeo abaixo foi inspiração do Chico Buarque para escrever a canção "Cotidiano". A primeira frase da música é toda ela: "Todo dia ela faz tudo sempre igual". Depois Chico não conseguiu encaixar na música o trecho "De manha e de tarde". Mas, enfim.

Explico. Essa senhora, serve cafezinho aqui no andar onde o Terra tem seus escritório. Como vocês podem ver no vídeo, a sala tem duas portas. A distinta abre uma porta, pergunta se alguém quer café, serve o café e fecha a porta. Em seguida, ela abre a outra porta e diz; "Ah, é a mesma sala!".

Todo dia ela faz tudo sempre igual. De manhã e de tarde. E nossa gerente de jornalismo Lisiane Oliveira, em visita à cidade, fez questão de registrar o momento. Divirtam-se.




16 de mai. de 2012

Tempos modernos

Vivemos em tempos de alta e rápida tecnologia. A velocidade da transmissão de dados é cada vez maior, os arquivos cada vez mais compactados, as fotos por exemplos, têm cada vez mais qualidade, definição cores. Os celulares são capazes de tudo. Até de fazer uma ligação. E qual é o porquê de tudo isso? Para dizer que o INSS não está no mundo moderno.

O INSS é lerdo, ineficiente e incapaz. Não os funcionários, mas o sistema. Veja o caso.

Uma pessoa fica doente e tem que receber seus vencimentos pelo INSS, mas não pode comparecer à agência bancária. Faz o quê? Uma procuração, lógico, para alguém da família ir receber por ela. Faz a procuração, reconhece assinatura no cartório. Simples. Resolvido.

Não.

Você vai ao banco e descobre que a procuração lavrada em cartório, para o INSS não vale nada. Porque, antes, é preciso ir ao INSS e registrar essa procuração. Você vai ao posto, enfrenta uma fila enorme e registra a procuração. E constata como os velhinhos (como eu serei no futuro) são maltratados pelo seu governo. Resolvido.

Não. Ainda não. Depois de registrar a procuração no INSS você ainda tem que esperar, pasmem, de CINCO a OITO dias para que a informação registrada no INSS chegue até o banco. Vem cá, que sistema informático é esse que demora esse tempo para mandar uma informação?

Imaginem vocês aquela pessoa pobre, que precisa, da merreca que ganha de pensão ou auxílio doença, ter que esperar ainda uma semana para receber? Baita vergonha. O INSS paga as multas das contas atrasadas? Nos tempos da internet rápida, não se explica tamanha burrocracia e atraso.