Twitter

4 de mar. de 2013

Qual é o seu nome?

Vem aí o Conclave que vai eleger o novo Papa. Além do interesse religioso que tenho pelo assunto, tem também o interesse jornalístico (que é bem diferente nesse caso). O assunto me deixa inquieto. Como manter o segredo durante dias com tanta tecnologia móvel à disposição? Já no último conclave alguns bispos saíam para fumar e alguns segredinhos das votações foram revelados. Vieram à tona apenas depois de decida a eleição a favor de Bento XVI, é verdade, mas vazou.

Mas o que mais me intriga mesmo é esse momento em que o Cardeal recebe 2/3 dos votos e é perguntado: aceita? Se ele aceita, os outros cardeais se colocam num nível abaixo. Ponto. A pergunta seguinte é: como você quer ser chamado?

Para tudo. Vamos pensar.

Se o Cardeal, em teoria, entra no Conclave para eleger outro e é eleito, preciso de um tempo para pensar no nome que vai adotar caso seja eleito papa. Quanto é esse tempo? Cinco minutos, uma hora, duas horas? Como toma esse decisão de mudar de nome para sempre? Leva em conta algum estudo prévio para escolher o nome?

Deve ser angustiante. Primeiro saber que você não vai voltar para casa a partir daquele dia em diante. Vai viver no Vaticano para sempre (alguns já vivem, como o próprio Bento XVI). E depois ter que escolher, assim, de supetão, um nome para todo sempre. Não basta ser eleito Papa, com uma baita responsabilidade, e ainda tem que escolher um pouco tempo o nome.

Quando do Conclave que elegeu o agora Papa Emérito, falava-se que Bento (Ou Benedicto) seria um dos mais cotados, por terem sido pontificados breves. Não deu outra. Ratzinger escolher Bento (aos 78 anos sabia que seu pontificado seria curto).

Mas quem poderia imaginar que Albino Luciani fosse escolher João Paulo pela primeira vez? E, na sequencia, Wojtila fosse escolher o mesmo nome na sequencia? Pois é. E o próximo? João e Paulo, separados, podem ser boas opções se o rumo for de mudar algo na direção da igreja, como o próprio Bento pediu. João XXIII e Paulo VI foram peças-chave no Concílio Vaticano II.

Em uma das muitas casas de apostas que existem por aí Gregório e Leão são os nomes cotados. Apesar de nomes pouco "modernos". João vem na sequencia. João XXIV seria. Ou Paulo, que seria VII. Tem até Elvis na aposta. Enfim, quem aposta, aposta em qualquer coisa. Vamos esperar para tirar essa dúvida.


Nenhum comentário: