Depois de muito tempo um técnico da Seleção Brasileira volta a fazer uma lista com cortes a serem feitos antes da competição principal. Carlos Alberto Silva fez isso. Mas Telê Santana era mestre no assunto. Convocava mais de 30 jogadores e ia recortando, aos poucos, por semana. Talvez pudesse parecer algo com requintes de maldade, mas era um jeito de acirrar as disputas por vagas. E acho que Mano Menezes acerta ao voltar com a prática.
Lazaroni, Zagallo, Parreira, Felipão, Leão, Dunga, nunca o fizeram. Eram 22, 23 e pronto. Na última Copa a lista dos suplentes foi meio que novidade na Fifa e Dunga soltou uma lista à parte, horas depois da convocação oficial. Chato.
Faz bem também Mano Menezes em esperar por Paulo Henrique Ganso, que deve estar recuperado até a Copa América (Deus o proteja de futuras lesões que comprometam o futuro brilhante de seu futebol); Da mesma forma em dizer que Kaká é apenas um plano de futuro. Mas sem muita certeza, nem muita convicção.
Análise rápida da lista.
GOLEIROS: Jéfferson deveria ser titular absoluto. Fábio o primeiro reserva. Vitor o terceiro e Julio Cesar deveria ficar em Milão, ou no Grajaú descansando.
LATERAIS: Levaria Marcelo, do Real Madrid, apesar de toda a birra do técnico contra o lateral. E daria última chance a Léo Moura no lugar de Maicon, que é esforçado, mas jogador comum. Se não Léo Moura, talvez Mariano, do Fluminense.
ZAGA: Luisão e Lúcio não chegam à Copa de 2014. Era o mesmo que insistir com Juan. É hora de dar chance a nomes mais novos e que joguem no Brasil.
VOLANTES: Não entendo a ausência de Hernanes (terá sido a expulsão contra a Escócia?). Não entendo também nem Sandro, nem Anderson. E Alex, que acaba de ser contratado pelo Corinthians, é a prova de que o futebol ucraniano faz muito mal à saúde do futebol brasileiro.
MEIAS - Bons nomes. Gosto de Thiago Neves e acho que ele vai acabar não sobrando, com muita gente acha. É jogador que tem tudo para ser titular na Copa de 2014. Elias é questionável. Há melhores.
ATACANTES - Robinho outra vez, Mano? Mas vamos deixar esse moço em paz. Já mostrou que não é jogador para competições importantes. Fanfarrão. Fred, se não se lesionar, é ótima opção. Mas acho que vai acabar ficando fora. Nilmar também é discutível, mas pode cair caso Ganso se recupera.
CORTADOS: Fábio, Sandro, Anderson, Sandro, Jadson, Elias, Nilmar. E se tiver que rolar mais uma cabeça por Ganso, tiraria Elias.
Um comentário:
Assisti o jogo ontem do Santos na Libertadores e continuo sem entender o que leva o Neymar a procurar sempre fazer a jogada mais difícil em vez de buscar o resultado. Quando jogou mais simples , fez o gol. Passou o tempo todo " enfeitando" e acabou por prejudicar seu time.
Conclusão: é craque ... mas está mais para Robinho do que para Pelé ( mal comparando).
Júnio Gama- Brasília
Postar um comentário