A Copa do Brasil tem que ter por função ser a mais democrática competição brasileira. E com 80 clubes em 2012 vai cumprir esse papel. Pode, perfeitamente, reunir os clubes das séries A, B, C, D e outros mais sem perder o charme.
O melhor exemplo vem da Espanha. Lá, a Copa do Rei tem clubes de todas as divisões. E na hora do sorteio os clubes miúdos sonham com o prêmio "gordo" de enfrentar o Real Madrid ou Barcelona de cara. Primeiro porque jogam a em casa (vale até arquibancada metálica para aumentar a capacidade do estádio); e se perderem de cara, ficam com a renda do jogo, que em geral serve para pagar a folha salarial do time de um ano inteiro. Depois, se forçarem uma partida de volta, a coisa fica melhor ainda. Holofotes da grande imprensa e apelido de "Mata-Gigantes". Fama efêmera, mas importante.
Foram muitos os casos assim no Brasil. Quem não se lembra do Paulista de Jundiaí, do Santo André, XV de Novembro de Campo Bom, Baraúnas, ASA de Aarapiraca?
E se na Europa Barça e Real jogam a Liga Espanhola, Copa do Rei e ainda jogam a Liga dos Campeões, não vejo nada demais que os clubes brasileiros joguem o Brasileiro, a Copa do Brasil e também a Libertadores. Só acho que 80 clubes é um número meio exagero. Mas nem tudo é perfeito.
O problema é que o calendário da Conmebol/CBF é uma bagunça. E ainda temos que aguentar, garganta abaixo, um Estadual de janeiro a maio. Sem esse Estadual monstrengo, tudo ficaria mais fácil.
Infelizmente, não dá nem para saber o que Ricardo Teixeira pensou quando decidiu adotar essa e outras mudanças, como a classificação diferente para a Copa Sul-Americana.
O ermitão presidente da CBF só fala com os jornalistas que lhe interessam. Nega-se a responder perguntas que poderiam lhe colocar em apuros. Deu uma "coletiva" esta manhã onde leu um comunicado e foi embora sem responder a nenhuma pergunta. Nem a dos "ídolos". Mas por trás, nos bastidores, segue desfiando suas "maldades" contra seus "inimigos". Há algo de podre no reino da Dinamarca. Mas só o tempo será capaz de mostrar onde ela está. Por enquanto, a maldade é apenas uma sombra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário