Twitter

16 de out. de 2011

Explica melhor

Tenho acompanhado com atenção as coletivas do técnico do Flamengo, Vanderlei Luxemburgo, nos últimos tempos. E nem reparo na quantidade de "porras" e "sacanagens" e outras palavras de mais baixo calão utilizadas pelo treinador ao vivo nas rádios e TVs de todo o Brasil. Isso não me espanta mais. O que me espanta é capacidade de Luxemburgo de falar de tudo, menos de futebol.

Luxemburgo, que é um grande estrategista do futebol e talvez por isso tenha ganho tantos títulos, parece ter se cansado de falar do assunto. Fala mal da arbitragem, de regulamento utilizado contra sua equipe, do excessivo número de cartões, lembra pontos perdidos em jogos ganhos de outras eras, fala de fatores extra-campo, dá (até) desculpas esfarrapadas. Mas explicar para o torcedor como joga seu time? Disso, nada.

Talvez Luxemburgo acredite ter chegado a tal nível de excelência e conhecimento no futebol que não admita ser questionado quando seu time erra, ou ser elogiado quando seu time acerta. Como foi o caso do sábado, na vitória de 1 a 0 sobre o Ceará em Fortaleza, gol de Deivid.

Nesse jogo, por exemplo, Vanderlei perdeu uma ótima chance de explicar como conseguiu, desde antes da partida, neutralizar o time do Ceará. E como, depois de perder Ronaldinho Gaúcho, expulso, conseguiu arrumar seu time com três substituições na hora certa e chegar aos 51 pontos no Campeonato mantendo-se na luta pelo título.

Explicar para quem? Para mim, que sou jornalista e entendo pouco do assunto? Para o torcedor que entende só de comemorar gols? Solitário em seu profundo conhecimento, Luxemburgo acha melhor jogar palavras ao vento, sempre com um sorriso nos lábios, entre o irônico e o irritado, e ver até onde vai sua paciência conosco, pobres mortais metidos nesse mundo da bola.

Nenhum comentário: