Twitter

9 de set. de 2011

Os clubes imitam o Estado

Ter quatro clubes cariocas entre os seis primeiros do Brasileirão 2011 é, sem dúvida alguma, uma ótima notícia. Estamos já no mês de setembro, com o segundo turno no embalo. 

Mas, assim como o Estado do Rio, os clubes cariocas estão mal em suas defesas este ano. 

O Vasco tem problemas. Fernando Prass é ótimo goleiro, mas tem se enrolado mais do que o normal. Fagner e Márcio Careca não se acertam e está difícil encontrar um parceiro ideal para Dedé na quarta zaga. Depois da saída "burra" de Anderson Martins para o Catar, ninguém se acerta por ali. E isso acaba por prejudicar o próprio Dedé. Solução difícil. Mas o Vasco pelo menos tem elenco e tem de onde improvisar.  

O Botafogo também tem problemas. Jéfferson é garantia e Cortês uma boa promessa. Embora esteja convocado por Mano Menezes, o lateral-esquerdo ainda não me convenceu de todo. O miolo da zaga é mais esforçado que bom. A sorte do Botafogo é ter um meio-campo poderoso, que marca bem e ataca melhor ainda, o que desafoga o serviço lá atrás. É o que tem mais garantias.

O Flamengo vive uma situação parecida com a do Botafogo. Goleiro de garantias, Felipe; Léo Moura sempre pode ir de menos a mais (só depende da boa vontade dele). Mas o resto é uma lástima. Welinton, Angelim, Gustavo, Alex Silva, Junior Cesar, Rodrigo Alvim são de dar pena. E some-se a isso o fato de Luxemburgo não conseguir acertar o setor de jeito nenhum. Talvez Airton, quando voltar, possa ser finalmente improvisado na zaga e dar uma meia-sola no setor. Mas é complicado.

O Fluminense também sofre, e muito, com sua defesa. Diego Cavalieri até garante. Mas o resto é nível Flamengo. Muito ruim. Parece que os clubes este ano pensaram apenas em reforçar o ataque e esqueceram que é preciso começar com o time desde atrás. Até que os goleiros são bons, mas as defesas...

Assim como o Estado, estamos mal servidos de defesa. As UPPs são boas soluções, mas não resolvem tudo. É preciso olhar menos para Paris e mais para a Zona Norte da cidade. 
 

Um comentário:

Blade Jungle disse...

Nossa MVP! Muito bom esse texto! Concordo em gênero, número e grau com você. Fez uma leitura de forma precisa. Esperamos que os clubes, assim como o Estado possam melhorar sua retaguarda. Porque o melhor ataque é a DEFESA! Abraços. @Blade_jungle