Twitter

18 de dez. de 2010

O estádio, o fotógrafo e a "pedida"

Lula deixa a presidência em poucos dias como o presidente mais popular em fim de mandato. Em começo também. O líder sindical que brigou pelos metalúrgicos durante a ditadura militar mostrou-se um hábil político na hora de se mostrar sempre ao lado do povo, mas sem renunciar a negociar com quem de verdade manda nas coisas deste país.

Foi assim com os grandes empresários, foi assim com o PMBD, foi assim com Ricardo Teixeira.

Lula viu que não dava para brigar com Teixeira, pedir CPI, mandar a PF investigar os negócios do principal mandarim do futebol brasileiro. E, se você não pode vencê-lo, junte-se a ele.

Lula deixou Teixeira seguir livre, leve e solto no comando do futebol brasileiro. Em troca ganhou uma Copa no Brasil, que valorizou sua imagem, ganhou mais prestígio internacional ainda. Mas Lula, que não é bobo, fez seus pedidos.

Pediu e ganhou algumas coisas. O estádio do Corinthians na Copa foi pedido do Lula. A Teixeira e aos empreiteiros. O custo? Isso para Lula pouco importa, porque o dinheiro não sai do bolso dele. Atá seu fotógrafo ele vai emplacar trabalhando na CBF. Lula, que montou metade do Ministério Dilma, já avisou à futura presidente, que Teixeira seguirá intocável.

Resta saber o que Teixeira vai pedir em troca depois. E "a pedida" do homem promete ser para abalar uma nação. Esperemos para ver.

Nenhum comentário: