Twitter

18 de dez. de 2010

Os Estaduais vem aí. E isso não é bom sinal.

Com a Inter de Milão campeão do Mundial Interclubes, o Brasil volta a se ligar em futebol apenas em 2011. E vem aí os campeonatos estaduais.

Acabamos de debater o tema na CBN com a ajuda do consultor esportivo Ricardo Ognibene e ele deu a fórmula: acabar ou reduzir ao máximo os estaduais. Para ele, e eu concordo, está na hora de o futebol brasileiro deixar de ser romântico e achar que é legal termos um Estadual do Rio, por exemplo, com 16 clubes.

Muitos dizem que é um aburdo acabar com o Estadual, porque estaríamos tirando empregos de vários profissionais. Empregos? Que empregos são esses que duram apenas de janeiro a março (período em que os pequenos disputam os regionais)? Será que isso acrescenta aos jogadores alguma coisa no FGTS, na carteira de trabalho?

Ora, subempregos é que são. Duram apenas três meses e sabe-se lá o pouco que recebem e quando recebem, já que esses clubes quase sempre recebem o justo para quitar antigas dívidas trabalhistas e pouco mais.

Precisamos mesmo acabar com o poder dessas federações estaduais e seus campeonatos de mentira e profissionalizar de vez o futebol brasileiro.

Nenhum comentário: