Twitter

2 de mai. de 2011

Novo rumo do mundo

A morte de Bin Laden não me deu vontade de comemorar. Vi a torcida do Philadelphia Phillies vibrar com a notícia lá pela metade da oitava entrada do jogo contra os Mets (estava vendo o jogo pela ESPN e acho que foi lá que deram a notícia primeiro, pelo menos para mim :) ). Pode parecer um pouco de exagero a "celebração" dos americanos, porque nós nunca vivemos o terrorismo de perto. Exagerado, mas compreensível.

Nós, que somos conhecidos pelo calor humano, simpatia, gentileza, somos pouco afeitos a manifestações patrióticas. Os americanos, tidos como mais frios, nessas horas se revelam quentes, eufóricos, exagerados até.

Lá, qualquer seleção, seja de basquete ou de soccer é a seleção americana. Aqui, mantemos a frieza dizendo que é a Seleção Brasileira, que só se torna "nossa" quando vence. Cada um com seu jeito.

Mas o fato da morte de Osama (ou Usama, ou Ossama) me faz lembrar que naquele 11 de Setembro de 2001estava voltando de um treino do Barcelona. Fui "acordado" da letargia daquela distante viagem de "autobús" de Les Corts até Pg. Maragall, em Guinardó (de um lado a outro de Barcelona), pelo amigo colombiano Juan Angel Narvaéz. Estava no meio da Diagonal e daquela hora (acho que eram umas duas da tarde), até chegar em casa e "enchufar la tele" foram minutos de agonia.

Vi o que tinha acontecido e entrei no mundo de volta. Disparei telefonemas para minha mãe no Brasil, a redação do Lance, meu amigo Luis Matos na Alemanha, meu primo Guilherme em Portugal. Não desgrudei mais da TV naquele dia.

Ontem despertei de novo. Lá se vão dez anos e muitas coisas mudaram. Talvez seja a hora de começarem a tomar um novo rumo.

Nenhum comentário: