Twitter

20 de mai. de 2011

Rimou sem querer

Estadual agora só em 2012. Boa. Vamos para o Brasileiro. Torneio que a cada ano se consolida no gosto do público e dos críticos mais ferrenhos. A fórmula, por pontos corridos, fica cada vez mais interessante a cada ano.

Quem vai vencer? O que inibe qualquer tipo de previsão de vencedores no mês de Maio é a janela de transferências de agosto, que termina por retalhar os times montados. Isso faz com que os favoritos de Maio, Junho e Julho se tornem simples coadjuvantes no resto de campeonato. Ou a serem ainda mais favoritos. Não importa.

O que importa é que os pontos corridos obrigam as equipes a serem regulares. E isso exige mais concentração durante a competição. Vejam, por exemplo, o que aconteceu com o Vasco no Estadual. Foi muito mal na Taça Guanabara (primeiro turno), recuperou-se e quase força uma decisão do campeonato com o Flamengo em mais dois jogos extras, caso conquistasse a Taça Rio (segundo turno). Não conseguiu, é verdade. Se fosse pela regularidade, o time ficaria em apenas sexto lugar.

Fato é que o Brasileiro está cada vez mais interessante. Só mudaria algumas pequenas coisas. Diminuiria o número de vagas na Sul-Americana, que acaba por premiar do 5º lugar ao medíocre 12º colocado. Quando não o 13º, caso o Santos conquiste a Libertadores. Começaria a competição mais cedo, dando menos tempo aos Estaduais, que perdem o interesse do torcedor mais e mais a cada ano.

Enfim, a bola vai rolar e que vença o mais regular.

Sem querer, até rimou.

Nenhum comentário: